sábado, 21 de setembro de 2013

Crônica de Uma Sorte Anunciada.

Já abria a porta quando o telefone tocou. Àquela hora só podia ser mamãe, e era. Pediu que fosse lá urgentemente. Não adiantou dizer estar em cima da hora para o voo. Entre um fungado e outro disse que papai havia deixado um pacote para mim que deveria ser aberto imediatamente. Argumentar que estaria de volta à noite foi inútil. Já no táxi me ligou para o celular - não tinha chance alguma de fuga. Desempacotar o embrulho de papel madeira selado com fita adesiva exigiu a ajuda de um estilete bem afiado. O velho estava a fim de me dar trabalho. Mamãe repetia incessantemente que encontrara o pacote sobre o birô do escritório uma semana antes da morte dele. Havia um bilhete para ela dizendo que só entregasse o pacote naquela exata manhã bem cedo. Envolto em uma folha A4, um mil duzentos e cinquenta Reais. Na dita folha apenas uma ordem e um conselho.   “Compre um caderno e um lápis e confie na sorte”. Só podia ser brincadeira, mas acreditar que meu falecido pai me insultava nos últimos momentos de sua produtiva vida era impossível. A lembrança que a única livraria aberta àquela hora seria a do aeroporto me trouxe grande alívio. Beijei a testa materna e peguei o táxi. Antes de fazer o check-in corri para a livraria. Estava pagando quando escutei a última chamada de meu voo. A moça da empresa aérea, entendendo meus motivos, se desculpou pelo meu atraso e me botou no próximo voo com saída em duas horas. Sentei numa mesa do café. Um SMS do celular confirmou o débito de quinze reais e quarenta e quatro centavos de minha conta. Abri o caderno e comecei a rabiscar pequenos e inocentes versos, fazendo pequenas anotações e contas sem sentido. A notícia da queda do avião me abalou profundamente, mas quando a lotérica abriu tudo estava muito claro para mim. Risquei os números 1-2-3-4-5-6 da Megasena e sai da lotérica com o sorriso sem razão dos milionários e a cabeça cheia de ideias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário