domingo, 3 de fevereiro de 2013

O advogado que queria ser vaqueiro - Apresentação do livro "Reminiscência de um Idealista"


Este livro foi escrito por um menino vaqueiro que com ajuda de seu primo Dr Nelson de Andrade Sales, Médico formado na primeiro faculdade de Medicina do Brasil, a da Bahia, e a quem meus pais me ofereceram como afilhado, formou-se advogado no ano de 1954. Não posso dizer com certeza, talvez sua mulher e companheira nos possa depois nos contar, quando nasceu em sua cabeça inquieta a ideia de escrever suas memórias. Sei que muitas foram as noites que acordei com o sussurro frenético de sua velha e resistente máquina de escrever que ele dedilhava usando os somente os dois indicadores.  Houve também muitos períodos de silêncio, prováveis tempos para meditação. Aquelas páginas foram assim ficando amareladas, enquanto ele ia acrescentando uma a uma até se acumular num grande maço de papel que não quis sair da gaveta enquanto ele ainda vivo. Será que ele ainda não estava satisfeito e achava que tinha mais algo para contar? Nunca saberemos. Ouvi dele muitas histórias que não encontrei neste livro. Deve ter as considerado indignas de serem lembradas ou mais provavelmente as tenham condenado ao esquecimento. Não sei se será possível esquecê-las, talvez eu as conte um dia em forma de ficção assim como ousei fazer com uma de suas primeiras reminiscências, a qual intitulei:
O advogado que queria ser vaqueiro:
Deixando a Fazenda Corrente
As lágrimas caíam e escorregavam pela crina lustrosa do cavalo baio. De sua boca saia uma única palavra: “não”. Não queria deixar a fazenda, a mata seca e fechada da caatinga, as caçadas noturnas, os buracos de peba, o cheiro do curral, as vacas e seus bezerros, as disparadas dos cavalos, os jumentos e suas cargas d’água, os banhos na lagoa grande, os cachorros sempre em volta do alpendre onde o pai conversava com os cumpadres e caboclos, a mesa grande onde se servia todo e qualquer filho de Deus que se encostasse por lá antes mesmo da família, e principalmente, sua mãe. Por que tinha de estudar se tudo que gostava estava ali, se podia ser feliz como tantos e tantos que nasceram e morreram ser sequer assinar o nome, sem nunca ter feito uma conta. Ouvia histórias de professoras carrancudas e suas palmatórias sem perdão, de manhãs inteiras sobre carteiras duras, com sapatos apertados e bico calado, olhando sem pestanejar para uma lousa preta enrabiscada de letras que juntas formavam o tal alfabeto que todos tinham de decorar se não quisessem sentir o peso da palmatória. O irmão seguia silente, satisfeito, sorriso esboçado na esperança de aventuras por viver; boi inocente a caminho do abatedouro, pensava entre um soluço e outro. Na frente do comboio seguia o pai, fazendeiro simples, calça curta mostrando as chinelas de couro cru, chapéu de palha esfiapado e ressecado pelo sol inclemente, cigarro de palha na boca que lhe tingia o bigode de amarelo, pequeno chicote na mão direita enquanto a esquerda guiava o cavalo alazão. Cansado os ouvidos, puxa as rédeas do animal, espera o filho inconformado e se deixam ficar no fim da procissão. Sem que o outro ouça promete ao menino que deixará o irmão na cidade e o trará de volta para a fazenda. A palavra do pai, lei maior não conhece, lhe devolve toda a alegria dos primeiros onze anos de vida. Em breve descobrirá que o amor paterno guiado pela consciência e o dever de dar o melhor para os filhos é maior que qualquer pequena mentira.
Há quatro exatos anos, era um domingo triste e chuvoso, quando ele nos deixou. Estes papéis ficaram guardados na velha gaveta de seu grande Birô até hoje, quando vos apresentamos sua história. Termino dando voz ao autor: “Se, ao lerem estas Reminiscências, encontrarem alguma razão para segui-las como exemplo de conduta, que o façam como eu o fiz: com ideal grandioso e puro”. 

Um comentário:

  1. A vida faz seu percurso e por uma razão maior você recebeu de herança o nome do advogado que queria ser vaqueiro...e por irônia dos destino você foi o escolhido para dá sequência ao projeto literário do nosso querido Teúnes tão querido e amado.
    Parabéns a todo família,
    bj no teu coração criativo

    ResponderExcluir