sexta-feira, 13 de março de 2020

Preconceito

O preconceito é algo sublimar que está escondido em nosso inconsciente. A criança estranha tudo que lhe parece diferente. É a construção da consciência do eu e do outro que torna a convivência possível, desejável e agradável. Ninguém em sã consciência se rótula preconceituoso. Se mostrar "civilizado" é um escudo que nos protege do julgamento social a que estamos permanentemente expostos. Vez ou outra o vigia da consciência dá um cochilo e o preconceito mostra sua cara. A diferença se dá na frequência e tempo desse cochilo e na amplitude e força do bicho que se solta. A maioria das vezes ele se protege sob a escuridão e dentro de paredes. As agressões contra mulheres, negros ou homossexuais acontecem às claras quando é perpetrada em grupo. Na grande maioria das vezes o preconceito aparece numa conversa informal, numa crítica aos pobres que não querem trabalhar, às mulheres que se vestem insinuantemente, aos homossexuais que conspurcam a ordem biológica da vida e mais recentemente às domésticas que lotaram os aviões para a Disney. Se alguém me vem com uma dessas numa mesa de bar, eu simplesmente me levanto e vou embora; não sou eu que vou mudar esse tipo de pensar. Se vejo alguém invadir sem consentimento a privacidade alheia, chamo a polícia para prender o militante. Queria poder demitir governantes que gozam com a miséria do povo que devia proteger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário